Outro fato polêmico no Brasil é a graduação no Muay Thai.
Oficialmente, na Tailândia, não existe nenhuma graduação para o Muay Thai, não existem faixas como no Karatê, Judô, Taekwondo, etc. Na Tailândia simplesmente existem os lutadores que lutam nas categorias amador e profissional, sem importar sua graduação. A única coisa que realmente conta é a experiência do lutador.
Eu mesmo já ví varias pessoas dizendo o seguinte: "Eu sou faixa-preta de boxe tailandês" ou "Eu tenho um amigo que é faixa-preta de Muay Thai". Isso é uma coisa que não existe, ninguém é faixa-preta de Muay Thai. O Muay Thai não usa faixas na cintura. Se você ouvir uma coisa parecida, pode ter certeza que tem alguma coisa errada e não se trata do verdadeiro Muay Thai.
Aliás, uma outra curiosidade, na Tailândia as categorias amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de 10 ou 12 anos já são lutadores profissionais, pois recebem dinheiro para lutar. A categoria de lutador amador é mais usada para os estrangeiros que vão lutar na Tailândia, não por Tailandeses.
A graduação
Voltando à graduação, na Tailândia o Muay Thai não é considerado um esporte como as outras Artes Marciais são consideradas em outros países, como o Judô no Japão por exemplo. Na Tailândia o Muay Thai além de ser um esporte nacional é um emprego, um meio de sobrevivência, uma profissão. Os lutadores lutam para sobreviver, para ganhar seus salários e sustentarem suas famílias que são na maioria das vezes muito pobres, pois a Tailândia é um país extremamente pobre. Portanto, não existe um sistema de graduação. Não existe à mínima verdade nas afirmações que dizem que as faixas que os lutadores tailandeses usam nos braços (Praciat ou Kruang) durante as lutas são as suas graduações no Muay Thai.
As faixas de braço são usadas meramente por tradição e misticismo (para a proteção do lutador), não para mostrar a graduação do lutador. Se isso realmente existisse, um campeão tailandês nunca poderia usar uma faixa de braço na cor branca, pois nesse caso ele seria grau branco, um iniciante. Nesse caso ele teria sempre que usar faixas de braço pretas e isso é uma coisa que não acontece, pois os lutadores tailandeses gostam muito de variar as cores de suas faixas de braços ou usar as cores do seu ginásio. Eu pessoalmente já ví lutadores tailandeses com faixas de braço trançadas em quatro ou cinco cores diferentes. Nesse caso específico, qual seria a graduação desses lutadores??? Grau multicor ou arco-íris???
No ocidente, devido à necessidade de graduar e avaliar seus alunos, algumas federações, confederações e também alguns mestres criaram alguns sistemas de graduações para o Muay Thai. Os sistemas de graduação no Muay Thai são muito usados na Europa, principalmente na Inglaterra e na França.
Neste sistema de graduação, usa-se a faixa de braço com a cor correspondente ao nível do aluno segundo a avaliação do mestre ou da federação ou Confederação. As cores variam de federação para federação ou de mestre para mestre. Mas, uma coisa que definitivamente o Muay Thai não usa em nenhum país do mundo são faixas na cintura como forma de graduação. Se você chegar em qualquer academia ou ginásio dos Estados Unidos, Inglaterra, Japão ou qualquer outro país do mundo e falar que você, por exemplo, é faixa vermelha ou faixa preta de Muay Thai, os lutadores deste ginásio certamente ridicularizarão você.
No Brasil, a Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT) usa uma graduação equivalente a graduação européia de Muay Thai, com faixas coloridas nos braços (Kruang ou Praciat).
GRADUAÇÃO DA FMTTEP
Thai-Kickboxing & Mixed Martial Arts
Quero saber se o grau branca precisa de certificado.
ResponderExcluirNão, pois é considerado iniciante e não é necessário se fazer graduação para o grau branco
ExcluirQueria saber qual os golpes de devo saber para grau marrom?
ResponderExcluirVocê tem que ter o total domínio das técnicas de socos e chutes
ExcluirQuanto tempo na azul escura
ResponderExcluirPelo menos 6 meses
Excluir