Todos nós começamos no Muaythai com pelo menos um objetivo. Sejam quais forem os benefícios físicos, mentais, sociais e até espirituais pretendidos com sua árdua e apaixonante prática, o cuidado com a higiene antes, durante e depois dos rigorosos treinamentos será sempre muito importante para a saúde, rendimento e bem estar de todos os praticantes.
Infecções são um perigo constante na vida de todas as pessoas. Somos vacinados desde tenra idade contra uma série de doenças, e continuamos a nos imunizar até a boa idade.
A rigorosa rotina do Muaythai nos faz suar bastante e ter contato físico continuado. Além de usar repetidamente vestimentas e materiais de treinamento próprio, como luvas, caneleiras e protetores diversos, também dividimos equipamentos durante nossa prática. No calor tropical, as muitas horas diárias compartilhando aparadores, escudos diversos, cinturões, sacos, ringues, tatames, lonas e diversas superfícies tornam a academia, ou local para prática do Muaythai, um verdadeiro paraíso para proliferação de bactérias e fungos.
Esse pequeno guia será dividido em quatro tópicos sobre higiene: corpo, vestuário, material e local de treino.
Mesmo que você seja ‘expert’ na arte de tomar banho, tenha quem limpe perfeitamente suas roupas, materiais e local de treino, é sempre bom saber como limpar corretamente para a higiene ficar no mais alto padrão possível. Então vamos lá!
1) Higiene pessoal pré-treino:
O treino começa e termina no chuveiro. Parece óbvio dizer isso, mas a maioria das pessoas acha muito desagradável iniciar a sessão de treinamento com uma pessoal mal asseada. Notem bem, transpirar faz parte, mas outra coisa é estar sem higiene. Estar de banho tomado não é estar limpo, assim como dar pontapés de qualquer maneira não é chutar. Uma pessoa apta a treinar é aquela com o corpo higiênico, isto é, sem:
– vestígios de secreções/fluidos corporais;
– sintomas de infecções/doenças;
– ferimentos abertos, unhas sem cortar;
– relógios, correntes, colares, brincos, piercings, tatuagens não cicatrizadas, anéis, pulseiras e demais enfeites corporais;
– sintomas de infecções/doenças;
– ferimentos abertos, unhas sem cortar;
– relógios, correntes, colares, brincos, piercings, tatuagens não cicatrizadas, anéis, pulseiras e demais enfeites corporais;
Apresente-se no treino de banho tomado com sabonete bactericida (sabão amarelo ou de côco serve) passado em toda superfície corporal. Sabonete hidratante não é indicado. Enxugue-se numa toalha limpa e seca. Aplique desodorante. Escove os dentes. Não é boa educação treinar com muito perfume. Não tem tempo de tomar banho antes do treino? Lave com sabão os pés, os braços e a cabeça/rosto. Até o mais humilde nakmuay tem dinheiro para comprar uma barra de sabão, então não há desculpas para apresentar-se sujo no treino.
Está espirrando, nariz escorrendo, com febre, com manchas na pele? FIQUE EM CASA. Não precisa ir para o treino e deixar todo mundo doente. Sabe criança no colégio? É a mesma coisa. Vá correr, ou fique em casa se recuperando. Coma bem, beba bastante líquido, tome Glutamina e polivitamínico, e se piorar procure atendimento médico. Quando estiver bem, vá treinar!
Cortou-se, não treine com o ferimento aberto. Treinar com ferimento não é sinal de bravura, e sim de falta de noção mínima de higiene. Isso vale também para raladuras. Sabe seu joelho arrebentado da queda de bicicleta/skate/surf? Não queremos aquele fluido encostando na gente, nem nos sacos, nem nos aparadores, nem no chão, nem em canto nenhum. É um bom dia para você não usar essa perna. Se for muito essencial o treino, faça um curativo com Bepantol Derma creme, gaze esterilizada e micropore e troque 1x ao dia, até a pele estar recomposta.
O mesmo com as unhas. Corte, e se possível, lixe as unhas das mãos. Todos nos cortamos e já fomos cortados treinando clinch/plam, principalmente quando novatos. O mesmo para as unhas do pé, que cortam a gente em chutes e travadas.
Relógios e demais enfeites corporais PODEM E VÃO machucar os colegas e a si próprios. Não use nada e lembre os colegas de tirarem. Se o treino for somente com luvas, alianças e anéis lisos, caso não machuquem as mãos durantes socos, não precisam ser retirados. Chegar em casa dizendo que perdeu a aliança no treino é sempre um problema.
2 ) Higiene pessoal durante o treino
Fico meio sem jeito de falar mais coisas óbvias, mas além de falta de educação gritante, há certas medidas que tornam o ambiente de treino melhor para todos. Alguns lembretes sobre o que NÃO fazer durante a prática de Muaythai:
– cuspir no chão, na parede, naquele cantinho que você pensa que ninguém vai ver;
– assoar o nariz, a menos que seja numa toalha;
– soltar gases na frente dos outros;
– molhar tudo com seu suor, ou molhar-se com sua garrafa em local inapropriado;
– deixar sangue saindo de cortes, boca ou nariz;
– ir ao banheiro sem calçado;
– assoar o nariz, a menos que seja numa toalha;
– soltar gases na frente dos outros;
– molhar tudo com seu suor, ou molhar-se com sua garrafa em local inapropriado;
– deixar sangue saindo de cortes, boca ou nariz;
– ir ao banheiro sem calçado;
Cuspir em lugar inapropriado é inadmissível. Aqui no Brasil, a maioria das academias e locais de treinamentos é em prédios fechados. Se quiser cuspir, vá ao banheiro, calçando chinelo. Se estiver cuspindo tanto que atrapalhe o treino, vá pra casa. Bebedouro não é local para cuspir, muito menos sangue. Dá um pouco de vergonha lembrar essas coisas, mas sempre vemos isso, é impressionante.
Assoar o nariz é inapropriado, principalmente se for sangue de sparring. Leve uma toalhinha para o treino, não precisa ser nova nem bonita, mas limpa e seca.
Gases são às vezes inevitáveis. Se for arrotar, afasta-se dos colegas, tenha discrição e peça desculpas. Se for soltar outro tipo de gás, vá ao banheiro. Ninguém quer treinar sabendo de seus gases, acredite. Se por acaso escapar, e alguém notar, peça desculpas com naturalidade.
Caso você transpire muito, de dar um soco e sair um litro de água, leve uma toalha e se enxugue CONSTANTEMENTE. Acredite, ninguém quer ter contato com seu suor. Leve outra camisa, ou até duas, e no intervalo da água peça licença ao professor e dispare para o banheiro, calçando chinelos. Isso demonstra educação e consideração pelos colegas. Também NÃO DEITE nos intervalos para os colegas depois escorregarem no seu suor. Vá até sua mochila e se enxugue. Tenha esse cuidado e cause uma boa impressão. Da mesma forma, não molhe a cabeça com água em locais inapropriados, nem deixe que sua garrafa derrame no chão.
Durante sparring ou escola de combate podem acontecer sangramentos. NÃO É BRAVURA continuar o treinamento, e sim falta de higiene. Só retorne com o sangue estancado. Por isso lutadores de boxe inglês fazem sparring com capacete, e tailandeses de luvas imensas de até 20oz.
3) Higiene pessoal pós-treino:
Tome um bom banho, de preferência com sabonete antibacteriano (sabão amarelo ou de côco serve) e depois faça o tratamento de pele de seu costume. Caso suas mãos fiquem ainda com cheiro da luva, ou os pés permaneçam encardidos, um pouco de sabão em pó de roupas e escova macia resolvem.
Promover a limpeza corporal não é frescura, é o mínimo possível para um treinamento asseado. Não preocupar-se com isso é desleixo.
4) Higiene do vestuário
Não é preciso grandes complicações ou investimentos para ter sempre a roupa de treino limpa e cheirosa. Água, desinfetante, sabão e uma lavagem bem executada resolvem. Como vestuário, entendo tudo que você use no seu corpo que não tenha função de suporte ou proteção, então é roupa de baixo, short, camisa/camiseta, casacos, calças, inclusive roupas térmicas.
4.1)Lavagem de roupa
Mesmo que use todo dia (ou duas vezes por dia) o mesmo short e camisa, não há desculpas para não ir treinar com bom asseio. Caso vá repetir a roupa, quando acabar o treinamento, deixe de molho por 20 minutos as peças em um balde com 500 ml água, duas colheres sabão em pó e uma colher de desinfetante, depois enxague bem e coloque para secar em lugar ventilado/com sol. Mesmo que não esteja completamente seca, é melhor usar a roupa assim do que mal lavada ou suja.
Usa várias peças de roupa por semana? Regra geral para roupas que ficaram esperando para lavagem de treino é no mínimo o dobro de sabão, desinfetante e pernoite de molho. Na máquina geralmente há compartimento para sabão, veja quanto cabe e DUPLIQUE a quantidade, colocando a dose dupla diretamente sobre a água. Quando a máquina começar a bater, aplique meio copo de desinfetante doméstico, e deixe bater por mais uns 5 minutos. Após esse período, desligue a máquina, vá dormir e deixe de um dia para outro. Ligue a máquina novamente e aguarde o fim do ciclo. Não esqueça do amaciante. Sua roupa ficará limpa e cheirosa.
Capas térmicas também devem ser lavadas após o uso. Vire a capa ao avesso, e com uma bucha aplique uma mistura de duas colheres de sopa de sabão em pó mais uma colher de desinfetante e coloque para secar. Quando secar, vire para o lado certo e passe um pano com desinfetante na parte de fora. Pronto, agora você vai tirar peso com higiene!
4.2) Roupas encardidas
Todos já tivemos roupas de treino onde o mau cheiro parece persistir mesmo após lavagem. Com o método acima fica mais difícil a roupa ficar ainda mal cheirosa, mas se mesmo assim ocorrer, há produtos em spray para retirada de odores, procure no supermercado. Depois da lavagem, com a roupa ainda úmida, borrife na região que necessite, geralmente na região que abriga as axilas, e deixe secar. Uma dica para evitar isso é chegar em casa e enxaguar a roupa suada e colocar para secar mesmo se não for lavar com sabão imediatamente. Isso evita que o suor e a oleosidade da pele alimentem os microrganismos responsáveis pelo odor ruim.
5.1) Materiais laváveis
São exatamente para serem levados de preferência com água e sabão, e se forem porosos, como caneleiras, devem ser espremidos ou centrifugados em máquina e postos no sol ou local bem ventilado. Materiais muito difíceis de secar, como cotoveleiras, devem ser levados de preferência no início do final de semana, para estarem completamente secos na segunda-feira. DICA: Caso não sequem por não ter como colocar no sol, compre álcool a 70%, e despeje no material. CUIDADO com o álcool, pois é altamente inflamável. Geralmente 1L de álcool seca 1 par de caneleiras, mas espere a espuma absorver o álcool. Não use álcool de menor teor alcoólico, pois não vai secar. Caso use condicionador de ar, colocar na frente da saída de ar quando for dormir acelera a secagem, assim como ventilador.
5.2) Materiais não laváveis
A regra geral é usar uma solução de sabão neutro e esfregar com bucha ou pano para tirar o encardido, e desinfetante puro aplicado com pano macio para higienizar. No caso de materiais como aparadores, pode ser usado um produto de espuma removedora como o Tuff Stuff, que deve ser aplicado e depois ser removido com um pano macio. Depois, também aplicar desinfetante puro e deixar secar para desinfecção.
Quem treina de verdade, por mais que cuide, sempre terá luvas com odores. A regra geral é usar bandagens sempre higienizadas, e secar as luvas após o treino com um pano macio, e aplicar talco antisséptico para tênis. Semanalmente convém higienizar a luva internamente com um pano embebido em desinfetante puro. Caso a luva esteja muito molhada, pode-se usar papel de jornal ou papel higiênico para puxar a humidade. Sempre que for guardar, aplicar talco antisséptico. A parte externa também merece higienização, primeiro com sabão neutro ou espuma removedora, e em seguida desinfetante. Luvas de couro duram mais se for aplicado produto próprio para couro, em spray, externamente.
Protetor bucal é uma proteção e deve ser limpo toda vez depois do uso. Pasta de dentes e sua escova regular devem ser utilizados com paciência. Dependendo do material feito, pode ser desinfetado com solução de cloro ou água fervente, no mínimo uma vez por mês. Copo de água, coqueteleira, garrafa de água devem ser lavados com água e detergente/sabão e secados para reutilização.
6) Academia ou local de treino
Também não é necessária grande complicação para treinar em um ambiente higienizado. Mesmo uma academia com poucos recursos possui vários alunos, e basta marcar um dia por semana para mutirão de limpeza.
6.1) Diretrizes gerais
Após cada sessão de treinamento, varrer e passar pano embebido em desinfetante nos tatames. Banheiros devem ser limpos diariamente com água e sabão. Caso a grana esteja curta, lave com sabão de roupas e desinfete com a velha e boa água sanitária.
6.2) Facilite a limpeza
Tatames de encaixar são menos escorregadios, mas lonas locomotivas são muito mais fáceis de serem higienizadas. Já há no Brasil tatames de rolo do tipo usado na América do Norte, que vem com lona antiderrapante, mais fácil de limpar. Mantenha a arrumação. Pregos grandes nas paredes já servem para pendurar manoplas, aparadores, cordas, luvas, etc. Evite deixar o material embolando pelo chão. Uma academia arrumada é muito mais fácil de limpar e manter limpa que uma bagunçada.
6.3) Limpeza pesada
Pelo menos uma vez por mês organize mutirão com os alunos para lavagem pesada da academia. Água e sabão no chão, vassouras para esfregar e rodos para tirar a água. Sacos devem ser limpos também, assim como ringues, pneus, cordas, medalhas, troféus, enfim, TUDO.
6.4) Dedetização
Pragas são um perigo. Baratas, formigas, ratos são transmissores de diversas doenças. Pelo menos a cada seis meses promova um controle de pragas com profissionais competentes.
6.5) Não junte entulho
Latas de tinta que não vão mais ser usadas, sacos rasgados, aparadores estourados, cordas partidas, a lista é grande. Não serve para uso imediato? Jogue fora! Está quebrado? Mande consertar. Não permita que seu local de treino pareça um depósito de coisas velhas e acabadas.
Encerrando, acredito que tenha abordado os principais temas pertinentes à higiene. Espero que tenha sido um texto útil, e principalmente que as sugestões sejam colocadas em prática..
Leve a sério sua higiene pessoal como leva o seu treino. É bom para você, bom para seus companheiros de treinos e bom para o Muaythai. Bons treinos!
Comentários
Postar um comentário