Por que as empresas patrocinam?
Existe alguns motivos, talvez vários, mas para o artigo não ficar muito longo vou destacar os 03 motivos mais importantes, na minha visão. Não vou incluir o item VISIBILIDADE DA MARCA, por que esse item é um ponto fundamental e toda empresa busca isso, pelo simples fato de que quanto maior a visibilidade da empresa, maior a chance de vender seus produtos e … ter lucro.
Dito isso, vamos aos 3 principais motivos:
- Você é O CARA, figura pública formadora de opinião;
- Celebridade local;
- Apoio social;
Caso 1: Você é “o cara”
Você é “o cara” e quando alguém se torna uma referência em algo as “pessoas comuns” começam a acompanhar os seus passos, a mídia começa a dar visibilidade as suas conquistas e ações e elas ficam famosas no seu meio. As pessoas querem tirar fotos, seguir nas redes sociais, etc.
No final das contas, tudo isso se resume em os formadores de opinião tem maior visibilidade e visibilidade é tudo o que as marcas querem. As empresas querem ser vistas e preferencialmente associadas aos melhores, ou no mínimo, ao que melhor representa a sua marca.
Como exemplos, podemos citar: Rodolfo Vieira, Leandro Lo, Marcus Buchecha, Irmãos Myiao, Irmãos Mendes, Keenan Cornelius, Gabi Garcia, isso só para citar alguns faixas preta, que estão sempre figurando entre os primeiros colocados nas competições mais importantes no mundo do jiu-jitsu.
Tenho certeza que você segue ao menos um deles nas redes sociais, assim como você muitos outros também os seguem, o que os tornam excelentes garotos propaganda para as marcas.
Ah lembrei de um caso engraçado que ilustra bem essa situação de formadores de opinião. Ao final do seminário do Rodolfo Vieira em Teresópolis, eu o presenteei com uma camiseta do Aprenda Jiu-Jitsu e claro, tiramos uma foto e a postei no Instagram do Aprenda.
Embora eu estivesse marcado na foto um dos seguidores perguntou: “Boa noite, onde esse rapaz ao lado do Rodolfo comprou essa camisa irada?” Note que a celebridade vira referência em tudo.
Enfim, voltando para o tema do artigo: formadores de opinião, representam marcas e as marcas vendem produtos por que os formadores de opinião as usam.
Vamos fazer um teste?
Você saberia dizer ao menos um atleta patrocinado por: Venum, RVCA, Hayabusa e Shoyoroll.
Você saberia dizer ao menos um atleta patrocinado por: Venum, RVCA, Hayabusa e Shoyoroll.
Um outro ponto importante
Devido ao profissionalismo e a sua visibilidade, normalmente estes atletas conseguem contratos melhores e mais estáveis, com empresas com operações nacionais ou até mesmo mundiais. Essas estrelas em alguns casos, nem precisam procurar patrocinadores, os patrocinadores vem até eles para oferecer patrocínio.
Aposta futura
Não fique triste se ainda falta muito pra você chegar a faixa preta, o caminho não é fácil e nem é curto, mas a boa notícia é que algumas empresas já estão olhando para atletas das faixas coloridas e estão oferecendo contratos apostando no seu futuro promissor.
A visibilidade na mídia não é a mesma para os faixas preta, mas páginas como a Protocolo BJJ, tem dados destaque a atletas que ainda não são tão conhecidos pelo grande público.
Caso 2: Celebridade local
Com contratos bem mais modestos e em condições bem mais instáveis (ou até sem contrato), algumas empresas, sobretudo em cidades do interior, costumam dar apoio para ajudar a custear competições, alimentação e/ou preparação física de atletas.
Você ainda lembra por que as empresas patrocinam?Muito bem, sabia que você iria falar visibilidade da marca!
Use as redes sociais para divulgar suas conquistas e dar mostrar para as pessoas a sua vida de atleta, independente do resultado, é importante as pessoas conhecerem quem te ajudou e te ajuda a treinar/competir.
Nos próximos artigos vou dar dicas de como aumentar a sua visibilidade, mesmo não sendo um formador de opinião.
Caso 3: Apoio social
Para fechar o artigo, existe um outro motivo pelo qual empresas e pessoas apoiar atletas, e acredite, não tem relação nenhuma com você conquistar ou não medalhas.
Neste grupo de patrocínio em alguns casos, no lugar de patrocínio há por parte da empresa uma ajuda, um apoio simbólico, para ajudar atletas e projetos sociais.
Os apoios acontecem por:
- Relação pessoal (amigo, parente, amigo de parente);
- Capacidade do atleta em vender a sua imagem;
- Educação pelo esporte:
- Patrocínios a atletas que se dedicam aos estudos;
- Retirada de crianças e jovens das ruas/drogas;
- Bolsas de estudos dadas pelas próprias academias;
- Apoio através de permuta (preparação física, alimentação, suplementação etc) – Mais comum.
- Doações;
O apoio social, sobretudo o apoio através de permuta é um dos formatos mais praticados nos esportes amadores, como jiu-jitsu.
Existem 3 coisas que gostaria de destacar aqui.
- Em algum caso, a empresa apenas ajuda e não quer nada em troca;
- Permuta é dinheiro convertido em troca de serviço;
- Não é muito, mas ajuda.
- Patrocínios a atletas que se dedicam aos estudos;
- Retirada de crianças e jovens das ruas/drogas;
Comentários
Postar um comentário