Kickboxing estadunidense ou boxe estadunidense é um esporte de combate que teve sua origem através das técnicas de boxe e caratê. Surgiu em Nova Iorque, Estados Unidos, na década de 1970. É uma mistura de várias artes marciais, associadas as luvas e os golpes do boxe aos chutes do caratê, savate, wushu e taekwondo.
Essa arte foi criada com o anseio de mais expressão dentre as artes marciais. Enquanto o caratê, o kung fu e o taekwondo, quando praticados como desporto, evitam o contato físico, no kickboxing americano os golpes são muito fortes. Por isso, os seus praticantes usam luvas, capacete, botas e outros acessórios de proteção.
O kickboxing americano surge no inicio dos anos 70 promovido pela Professional Karate Association (PKA), como primeira forma híbrida de competição entre diversos estilos de artes marciais permitindo o uso das técnicas de pernas das artes marciais como o taekwondo e o caratê juntamente com as técnicas de punhos do boxe inglês.
A intenção era criar um novo esporte onde os praticantes de caratê dos Estados Unidos poderiam lutar com contato pleno e com rounds como no boxe, já que eles não eram autorizados a atingir uns nos outros em torneios de caratê tradicional.
O primeiro evento de kickboxing americano foi realizado em 17 de Janeiro de 1970, com uma luta entre Joe Lewis e Greg Baines.
Este sistema de combate tomou corpo após uma série de escândalos envolvendo o campeão mundial de caratê Dominique Vallera em Long Beach, no Mundial de Caratê de 1975, quando o mesmo fez porta bandeira do contato pleno.
Muitas questões foram levantadas sobre o alto risco de lesão quando o esporte começou. Como resultado, as regras de segurança foram melhoradas e equipamentos de proteção foram adicionado.
Nos anos 80 surge um novo estilo de full contact promovido pela WKA, o full contact com lowkick (kickboxing) por influência do muay thai.
Atualmente, o kickboxing é organizado por entidades de pugilismo mundial, como exemplo a ISKA (International Sport Kickboxing Associaton), WUFC (World Ultimate Full Contact), WFCA (World Full Contact Association), FCFF (Full Contact Fighting Federation), WKA (World Kickboxing Organization).
Como este é um esporte relativamente novo, não existem tradições de longo prazo. O esporte sofreu alterações e foi refinado durante as últimas duas décadas. Competidores usam sparring, chutes, socos, chutes de bloqueio, boxe de sombra, e quebra de madeira que é aprendido e aplicado sob orientação de profissionais.
ta, então é a 'verdadeira' historia do kickboxing dos estados unidos. a verdadeira história universal do kickboxing é que ele foi criado no JAPÃO 10 anos antes dos americanos. e tem nome e sobrenome o criador : OSAMU NOGUSHI e o maior kickboxer de todos os tempos TADASHI SAWAMURA.
ResponderExcluirenquanto que o ' full contact' americano não previa chutes nas pernas até o inicio dos anos 90.