Pular para o conteúdo principal

06 de Fevereiro _ dia do MUAY THAI




Segundo o Locutor Antonio Cezar (maior colecionador [RankBrasil] em Datas Comemorativas e seus porquês):
O Dia do Muay Thai em 6 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração de tailandeses, que conta com o apoio do Governo Real da Tailândia, (WMF [Federação Mundial de Muay Thai ou "World Muaythai Federation"], Conselho Mundial de Muaythai ou "World Muaythai Council" e Federação Internacional de Muaythai Amador, unindo forças com cerca de 130 países membros, em torno desse esporte também conhecido como "Boxe] tailandês", muito embora também conste a existência de um "Dia Nacional do Muay Thai" entre os tailandeses em 17 de março de cada ano no calendário gregoriano, oficializado como "Dia do Muay Thai" no Estado brasileiro do Rio de Janeiro.


Essa data comemorativa de tailandeses tem por fim, marcar a data da entronização ou coroação do 8º rei tailandês, Somdej Phra Sanpher, mais conhecido como Phra Chao Sua ou Rei Tigre, que fez história na Tailândia por sua experiência em artes marciais tailandesas, e que teria sido um dos maiores lutadores de muay thai de toda a história. Durante o seu reinado, para além de fazer parte da preparação militar, o muay thai era também ensinado em inúmeras escolas tailandesas.

Para conhecimento, o muay thai é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado esporte nacional, e que, originalmente, servia para se usar o corpo como arma de guerra. Esta disciplina física e mental, que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como "a arte das 8 armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente. Assemelhando-se a outras artes marciais asiáticas, como o pradal serey do Camboja, o tomoi da Malásia, o lethwei da Birmânia e o muay lao de Laos, o muay thai tem suas raízes no muay boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada de chupasart, um método de defesa para lutas e possíveis invasões dos povos oriundos das planícies do curso inferior do rio Chao Phraya, denominados de Ao Lai. Esta arte deu origem ao atual muay thai e ao krabi krabong. Desenvolvido há cerca de dois mil anos, o muay thai é atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que, para além de utilizar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é TAMBÉM encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos.

No entanto, deve-se acrescentar que a história do Muay Thai, e sua origem direta é uma questão de debate entre os estudiosos modernos. Grande parte da história do Muay Thai foi perdida quando os birmaneses saquearam Ayudhaya, a capital do Sião (atual Tailândia) no século XIV. Os birmaneses saquearam os templos e os depositários do conhecimento mantidos na capital, e a maioria da história escrita foi perdida neste período. Os volumes salvos são preservados e protegidos como tesouros nacionais para o patrimônio histórico e cultural do Thai.

Até 1921, o muay thai foi ensinado em diversas escolas tailandesas, quando foi proibido por conta da extensão de ferimentos que eram bastante comuns entre os lutadores, isto porque até então não eram utilizadas luvas, nem qualquer outro tipo de proteção. Eram apenas empregues tiras de algodão, cânhamo ou de crina de cavalo, constando inclusive que, apesar de não ser totalmente confirmado pela maioria dos historiadores, alguns antigos treinadores referiam-se ao uso de cola e vidro moído nesses ligamentos, com o propósito de ferir violentamente o adversário. As cascas de cocos ou conchas eram também empregues como método de proteção dos órgãos genitais. Os lutadores combatiam até que um fosse nocauteado, sofresse uma lesão grave ou morresse. As velhas regras do muay thai consistiam na simples proibição de se golpear a virilha, arrancar os olhos, bater no oponente caído e puxar-lhe os cabelos.
Devido ao elevado grau de lesões que ocorriam entre os lutadores, após o ano de 1920, algumas regras do boxe inglês foram adaptadas ao muay thai. Entre elas podem ser referidas as divisões por peso, o uso de luvas, a inclusão dos rounds, assim como o envolvimento de um árbitro central juntamente com os juízes laterais. A cronometragem do tempo para os rounds consistia na utilização de uma metade da casca de um coco, com um furo central. A mesma era colocada em água, sendo que, aquando da sua total submersão, era tocado um tambor ditando o início do intervalo de tempo e o fim do round ou intervalo para recuperação, com duração de 1 minuto cada.

Atualmente, a maioria das associações e confederações mundiais não aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais, mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente as mesmas se encontrem cada vez mais em evidência. O esporte muay thai é exclusivamente regido pela Federação Mundial de Muay Thai e pelo Conselho Mundial de Muay Thai. No entanto, requestando a legitimidade internacional e um público mais amplo, em que pese, prejudicado por disputas internas, o muay thai tem desenvolvido várias concorrentes de órgãos sociais, profissionais e amadores, para a sanção de lutas e campeonatos. Embora politicamente hostis, todos os corpos de sanção compartilham o objetivo de reforçar a participação internacional do muay thai, mantendo a sua identidade cultural e reafirmando a Tailândia como seu criador cultural, o que reforça o muay thai como um símbolo nacional do reino da Tailândia, até porque, é o esporte mais praticado no país, possibilitando que inúmeros outros países passassem a qualificar significativamente a modalidade, entre os quais se pode destacar a Austrália, Inglaterra, Holanda, França, Japão, Coreia, Estados Unidos da América, Portugal e Brasil.click aqui e saiba mais sobre sua arte marcial

Hoje, existem milhares de ginásios de muay thai espalhados em vários lugares do mundo. A roupa que os lutadores normalmente usam é brilhante e extravagante. Recentemente, tais projetos tornaram-se bastante populares em todo o mundo e empresas como Infightstyle Inc., do Canadá, contribuíram para essa popularização do estilo em toda a Terra. Espera-se que este estilo vá se tornando mais e mais um objetivo a ser alcançado, como um estilo de culto muito como fez no final dos anos 90, o estilo popular de vestuário casual, inspirado pela cultura do surfe, chamado de surfwear.

Fonte: http://datas.blog/dia-do-muay-thai-6-de-fevereiro/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A GRADUAÇÃO DO MUAY THAI

Outro fato polêmico no Brasil é a graduação no Muay Thai. Oficialmente, na Tailândia, não existe nenhuma graduação para o Muay Thai, não existem faixas como no Karatê, Judô, Taekwondo, etc. Na Tailândia simplesmente existem os lutadores que lutam nas categorias amador e profissional, sem importar sua graduação. A única coisa que realmente conta é a experiência do lutador. Eu mesmo já ví varias pessoas dizendo o seguinte: "Eu sou faixa-preta de boxe tailandês" ou "Eu tenho um amigo que é faixa-preta de Muay Thai". Isso é uma coisa que não existe, ninguém é faixa-preta de Muay Thai. O Muay Thai não usa faixas na cintura. Se você ouvir uma coisa parecida, pode ter certeza que tem alguma coisa errada e não se trata do verdadeiro Muay Thai. Aliás, uma outra curiosidade, na Tailândia as categorias amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de 10 ou 12 anos já são lutadores profissionais, pois recebem dinheiro para lutar. A cat

VESTIMENTAS DO MUAY THAI

Muitas pessoas perguntam quais são as roupas adequadas para a prática de artes marciais como o muay thai. Dá pra treinar de calça? Precisa todos os equipamentos para treinar? E as proteções? Então vamos falar das vestimentas do muay thai: Os lutadores de Muay Thai por todo o mundo, somente vestem tradicionalmente, para treinar e lutar, shorts. Não se utiliza qualquer outra vestimenta e sim shorts e camisetas para treinos. Para lutas em campeonatos, usa-se apenas shorts. Todos os mestres e professores no mundo, além das associações e federações internacionais, fazem com que seus alunos e filiados usem somente shorts e camisetas para treinar. Agasalhos e calças compridas somente são usadas como uniformes para distinguir equipes de vários países ou ginásios diferentes em competições. Na Tailândia, os lutadores usam apenas shorts para lutar e também para treinar, sem camisetas. Mas no Ocidente, por questões estéticas vestem-se camisetas. Em todas as competições internacion

10 super dicas de livro que todo lutador deve ler

APROVEITANDO QUE AS ACADEMIAS ESTÃO FECHADAS, E NÃO PODEMOS DAR O LUXO DE FICAR PARADO, DEIXO AQUI UMAS DICAS PARA EXERCITAR O CÉREBRO Entendo que muitas pessoas gostam de ler e outras não, mas fato é que ao ponto que pratica a leitura você cria o hábito e isso se torna cada vez mais prazeroso. Sendo a leitura uma forma de expandir seus conhecimentos e criar meios de ter autoconfiança, autocontrole, resiliência e por ai vai, ou seja gerar Inteligência Emocional. Como descrevo no livro Segredos da Alta Performance onde sou Co- Autor, eu falo sobre a Tríade da Alta Performance, e a importância que o exercício da mente tem sobre a parte técnica e física. Sendo assim aconselho escolher livros que sejam do seu agrado e benéficos para seu desenvolvimento intelectual. Caso esteja pensando em opções vou listar os 5 Livros que Todo Atleta deve Ler logo abaixo. 1# A ARTE DA GUERRA É um livro teoricamente curto para ler contendo 130 páginas e 13 capítulos. Os ensinamentos c