Pular para o conteúdo principal

Por quê a ponteira da faixa fica para o lado esquerdo?

Ao se comparar a faixa de Jiu-Jitsu com de outras modalidade de artes marciais, percebemos que a faixa da arte suave se distingue por apresentar na extremidade o uso de ponteiras, nas cores, preta nas faixas coloridas, e vermelha ou branca na faixa preta.
O intuito dessas ponteiras, ou “tirinhas de pano”, é justamente diferenciar o Jiu Jitsu das outras artes marciais, como por exemplo o judô, que utiliza a faixa lisa.
Nas faixas coloridas é usada uma ponteira na cor preta que abriga até quatro graus, servindo basicamente, para o professor controlar o tempo de cada aluno naquela faixa. Ao se tornar um faixa-preta, a ponteira muda para a cor vermelha e continua recebendo graus de acordo com o tempo de graduação, essa tira também pode ser branca, neste caso sem graus sendo utilizada no caso dos competidores.
Tradicionalmente, essa tirinha de pano na extremidade da faixa deve ser usada para o lado esquerdo, mas você já parou para se perguntar o por quê disso?
Não existe uma explicação “cientifica” para isso, alguns podem dizer que o lado esquerdo é o lado do coração e por isso deve-se deixar a ponteira para este lado. Contudo, essa não é a resposta mais convincente...

Kataná





No século X, os guerreiros samurais usavam duas espadas, a Kataná e Wakisahi. Ambas simbolizavam o status de quem a portasse. A Kataná, era a mias afiada e ficava sempre do lado esquerdo, essa espada é caracterizada por sua aparência distintiva: uma lâmina curva, de um único fio com um protetor circular ou esquadrado e um cabo longo para acomodar duas mãos.

A Kataná era muito mais do que uma arma para um samurai, era a extensão de seu corpo e de sua mente. Forjadas em seus detalhes cuidadosamente, desde a ponta, até a curvatura da lâmina eram trabalhadas totalmente a mão. Assim, os samurais virtuosos e honrados faziam de sua espada uma filosofia de vida.
Para o samurai, a espada não era apenas um instrumento de matar pessoas, mas sim uma forma de fazer a justiça e ajudar as pessoas. A espada ultrapassava seu sentido material, simbolicamente, era como um instrumento capaz de "cortar" as impurezas da mente.

Além de simbolizar poder, a espada preconizava o treinamento físico, coragem, impassividade e cavalheirismo e um dos deveres dos samurais era proteger as mulheres. De geração em geração, esse costume foi transmitido dentro das artes marciais e hoje pode explicar com maior coerência o uso da ponteira do lado esquerdo no Jiu Jitsu.

 FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLA NO MUNDO DAS ARTES  MARCIAIS

Comentários

  1. Se o samurai fosse canhoto? A catana ficaria no seu lado direito, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não exatamente. Em tempos de paz, eles costumavam portar do lado direito. O porte do lado esquerdo facilitava o saque rápido, necessário em uma situação de emergência, porém era utilizado apenas em contextos de guerra, pois, em outras circunstâncias, representava uma falta de cortesia, o que tem muito valor na cultura japonesa. Quanto à diferença entre destros e canhotos...bem, via de regra, havia a preocupação de se desenvolver a bilateralidade. O guerreiro era capaz de aplicar técnicas dos dois lados. Um detalhe curioso é que algumas técnicas têm "formas específicas". Por exemplo, segurar a katana com a mão esquerda mais baixo na empunhadura, que é a responsável por impulsionar a espada, ao passo que a mão direita, mais acima, freia o movimento. Então, eles aprendiam e praticavam as técnicas segundo sua forma específica, independentemente de qual o seu lado dominante

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A GRADUAÇÃO DO MUAY THAI

Outro fato polêmico no Brasil é a graduação no Muay Thai. Oficialmente, na Tailândia, não existe nenhuma graduação para o Muay Thai, não existem faixas como no Karatê, Judô, Taekwondo, etc. Na Tailândia simplesmente existem os lutadores que lutam nas categorias amador e profissional, sem importar sua graduação. A única coisa que realmente conta é a experiência do lutador. Eu mesmo já ví varias pessoas dizendo o seguinte: "Eu sou faixa-preta de boxe tailandês" ou "Eu tenho um amigo que é faixa-preta de Muay Thai". Isso é uma coisa que não existe, ninguém é faixa-preta de Muay Thai. O Muay Thai não usa faixas na cintura. Se você ouvir uma coisa parecida, pode ter certeza que tem alguma coisa errada e não se trata do verdadeiro Muay Thai. Aliás, uma outra curiosidade, na Tailândia as categorias amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de 10 ou 12 anos já são lutadores profissionais, pois recebem dinheiro para lutar. A cat

VESTIMENTAS DO MUAY THAI

Muitas pessoas perguntam quais são as roupas adequadas para a prática de artes marciais como o muay thai. Dá pra treinar de calça? Precisa todos os equipamentos para treinar? E as proteções? Então vamos falar das vestimentas do muay thai: Os lutadores de Muay Thai por todo o mundo, somente vestem tradicionalmente, para treinar e lutar, shorts. Não se utiliza qualquer outra vestimenta e sim shorts e camisetas para treinos. Para lutas em campeonatos, usa-se apenas shorts. Todos os mestres e professores no mundo, além das associações e federações internacionais, fazem com que seus alunos e filiados usem somente shorts e camisetas para treinar. Agasalhos e calças compridas somente são usadas como uniformes para distinguir equipes de vários países ou ginásios diferentes em competições. Na Tailândia, os lutadores usam apenas shorts para lutar e também para treinar, sem camisetas. Mas no Ocidente, por questões estéticas vestem-se camisetas. Em todas as competições internacion

10 super dicas de livro que todo lutador deve ler

APROVEITANDO QUE AS ACADEMIAS ESTÃO FECHADAS, E NÃO PODEMOS DAR O LUXO DE FICAR PARADO, DEIXO AQUI UMAS DICAS PARA EXERCITAR O CÉREBRO Entendo que muitas pessoas gostam de ler e outras não, mas fato é que ao ponto que pratica a leitura você cria o hábito e isso se torna cada vez mais prazeroso. Sendo a leitura uma forma de expandir seus conhecimentos e criar meios de ter autoconfiança, autocontrole, resiliência e por ai vai, ou seja gerar Inteligência Emocional. Como descrevo no livro Segredos da Alta Performance onde sou Co- Autor, eu falo sobre a Tríade da Alta Performance, e a importância que o exercício da mente tem sobre a parte técnica e física. Sendo assim aconselho escolher livros que sejam do seu agrado e benéficos para seu desenvolvimento intelectual. Caso esteja pensando em opções vou listar os 5 Livros que Todo Atleta deve Ler logo abaixo. 1# A ARTE DA GUERRA É um livro teoricamente curto para ler contendo 130 páginas e 13 capítulos. Os ensinamentos c