Pular para o conteúdo principal

CURIOSIDADES NO MUNDO DO MUAY THAI

Apesar do estilo ser conhecido como a Arte das oito Armas, este não é o significado do “Muay Thai”, que na verdade, em tradução literal, é “Arte Marcial Tailandesa”


- A Naja:
-espécie de cobra muito comum na Índia e sudeste asiático- é o réptil que representa o Muay Thai, por ser a única dentre os répteis a reunir sozinha todos os recursos mitológicos capazes de tornar um praticante observador em um atleta quase imbatível: a exemplo do bote da Naja, as investidas do Muay Thai devem ser velozes e precisas, o golpe de vista deve ser infalível, e sempre aliado a um reflexo instintivo, para então se obter o resultado desejado na luta (a vitória). Alguns lutadores tailandeses inclusive bebem o sangue de Naja antes de suas lutas – para encorajá-los, segundo os costumes milenares.


-Música:
– Assim como a capoeira, as lutas de Muay Thai (pelo menos na Tailândia) costumam ser embaladas pelas tradicionais músicas do país, que aumenta ou diminui conforme o ritmo da luta. A única diferença é que ela só acompanha, mas não determina o ritmo dos golpes.
- Segundo a tradição tailandesa, o Kruang (tarja ou cordão de graduação) após ser benzido e mergulhado em ervas sagradas, deve ser usado por todos os lutadores, pois tem como função dar proteção ao lutador.
Desmistificando as variadas graduações do Muay Thai pelo mundo, é importante lembrar que não existe um sistema deste tipo na Tailândia. Não existem faixas como no karatê, judô, etc… Na Tailândia, simplesmente existem os lutadores, nas categorias amador e profissional, sem tal preocupação.
A única coisa que conta é a experiência de luta do praticante. No ocidente, devido à necessidade cultural de classificar e avaliar seus alunos, algumas federações e mestres adotaram o sistema de graduação por cores.
Esta graduação é simbolizada pelo Kruang é uma espécie de tarja (ou cordão) colocada no braço do praticante (bíceps) com a coloração representando o “nível de experiência” do lutador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A GRADUAÇÃO DO MUAY THAI

Outro fato polêmico no Brasil é a graduação no Muay Thai. Oficialmente, na Tailândia, não existe nenhuma graduação para o Muay Thai, não existem faixas como no Karatê, Judô, Taekwondo, etc. Na Tailândia simplesmente existem os lutadores que lutam nas categorias amador e profissional, sem importar sua graduação. A única coisa que realmente conta é a experiência do lutador. Eu mesmo já ví varias pessoas dizendo o seguinte: "Eu sou faixa-preta de boxe tailandês" ou "Eu tenho um amigo que é faixa-preta de Muay Thai". Isso é uma coisa que não existe, ninguém é faixa-preta de Muay Thai. O Muay Thai não usa faixas na cintura. Se você ouvir uma coisa parecida, pode ter certeza que tem alguma coisa errada e não se trata do verdadeiro Muay Thai. Aliás, uma outra curiosidade, na Tailândia as categorias amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de 10 ou 12 anos já são lutadores profissionais, pois recebem dinheiro para lutar. A cat

VESTIMENTAS DO MUAY THAI

Muitas pessoas perguntam quais são as roupas adequadas para a prática de artes marciais como o muay thai. Dá pra treinar de calça? Precisa todos os equipamentos para treinar? E as proteções? Então vamos falar das vestimentas do muay thai: Os lutadores de Muay Thai por todo o mundo, somente vestem tradicionalmente, para treinar e lutar, shorts. Não se utiliza qualquer outra vestimenta e sim shorts e camisetas para treinos. Para lutas em campeonatos, usa-se apenas shorts. Todos os mestres e professores no mundo, além das associações e federações internacionais, fazem com que seus alunos e filiados usem somente shorts e camisetas para treinar. Agasalhos e calças compridas somente são usadas como uniformes para distinguir equipes de vários países ou ginásios diferentes em competições. Na Tailândia, os lutadores usam apenas shorts para lutar e também para treinar, sem camisetas. Mas no Ocidente, por questões estéticas vestem-se camisetas. Em todas as competições internacion

10 super dicas de livro que todo lutador deve ler

APROVEITANDO QUE AS ACADEMIAS ESTÃO FECHADAS, E NÃO PODEMOS DAR O LUXO DE FICAR PARADO, DEIXO AQUI UMAS DICAS PARA EXERCITAR O CÉREBRO Entendo que muitas pessoas gostam de ler e outras não, mas fato é que ao ponto que pratica a leitura você cria o hábito e isso se torna cada vez mais prazeroso. Sendo a leitura uma forma de expandir seus conhecimentos e criar meios de ter autoconfiança, autocontrole, resiliência e por ai vai, ou seja gerar Inteligência Emocional. Como descrevo no livro Segredos da Alta Performance onde sou Co- Autor, eu falo sobre a Tríade da Alta Performance, e a importância que o exercício da mente tem sobre a parte técnica e física. Sendo assim aconselho escolher livros que sejam do seu agrado e benéficos para seu desenvolvimento intelectual. Caso esteja pensando em opções vou listar os 5 Livros que Todo Atleta deve Ler logo abaixo. 1# A ARTE DA GUERRA É um livro teoricamente curto para ler contendo 130 páginas e 13 capítulos. Os ensinamentos c