Pular para o conteúdo principal

CURIOSIDADES NO MUNDO DO MUAY THAI

Apesar do estilo ser conhecido como a Arte das oito Armas, este não é o significado do “Muay Thai”, que na verdade, em tradução literal, é “Arte Marcial Tailandesa”


- A Naja:
-espécie de cobra muito comum na Índia e sudeste asiático- é o réptil que representa o Muay Thai, por ser a única dentre os répteis a reunir sozinha todos os recursos mitológicos capazes de tornar um praticante observador em um atleta quase imbatível: a exemplo do bote da Naja, as investidas do Muay Thai devem ser velozes e precisas, o golpe de vista deve ser infalível, e sempre aliado a um reflexo instintivo, para então se obter o resultado desejado na luta (a vitória). Alguns lutadores tailandeses inclusive bebem o sangue de Naja antes de suas lutas – para encorajá-los, segundo os costumes milenares.


-Música:
– Assim como a capoeira, as lutas de Muay Thai (pelo menos na Tailândia) costumam ser embaladas pelas tradicionais músicas do país, que aumenta ou diminui conforme o ritmo da luta. A única diferença é que ela só acompanha, mas não determina o ritmo dos golpes.
- Segundo a tradição tailandesa, o Kruang (tarja ou cordão de graduação) após ser benzido e mergulhado em ervas sagradas, deve ser usado por todos os lutadores, pois tem como função dar proteção ao lutador.
Desmistificando as variadas graduações do Muay Thai pelo mundo, é importante lembrar que não existe um sistema deste tipo na Tailândia. Não existem faixas como no karatê, judô, etc… Na Tailândia, simplesmente existem os lutadores, nas categorias amador e profissional, sem tal preocupação.
A única coisa que conta é a experiência de luta do praticante. No ocidente, devido à necessidade cultural de classificar e avaliar seus alunos, algumas federações e mestres adotaram o sistema de graduação por cores.
Esta graduação é simbolizada pelo Kruang é uma espécie de tarja (ou cordão) colocada no braço do praticante (bíceps) com a coloração representando o “nível de experiência” do lutador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A GRADUAÇÃO DO MUAY THAI

Outro fato polêmico no Brasil é a graduação no Muay Thai. Oficialmente, na Tailândia, não existe nenhuma graduação para o Muay Thai, não existem faixas como no Karatê, Judô, Taekwondo, etc. Na Tailândia simplesmente existem os lutadores que lutam nas categorias amador e profissional, sem importar sua graduação. A única coisa que realmente conta é a experiência do lutador. Eu mesmo já ví varias pessoas dizendo o seguinte: "Eu sou faixa-preta de boxe tailandês" ou "Eu tenho um amigo que é faixa-preta de Muay Thai". Isso é uma coisa que não existe, ninguém é faixa-preta de Muay Thai. O Muay Thai não usa faixas na cintura. Se você ouvir uma coisa parecida, pode ter certeza que tem alguma coisa errada e não se trata do verdadeiro Muay Thai. Aliás, uma outra curiosidade, na Tailândia as categorias amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de 10 ou 12 anos já são lutadores profissionais, pois recebem dinheiro para lutar. A cat...

VESTIMENTAS DO MUAY THAI

Muitas pessoas perguntam quais são as roupas adequadas para a prática de artes marciais como o muay thai. Dá pra treinar de calça? Precisa todos os equipamentos para treinar? E as proteções? Então vamos falar das vestimentas do muay thai: Os lutadores de Muay Thai por todo o mundo, somente vestem tradicionalmente, para treinar e lutar, shorts. Não se utiliza qualquer outra vestimenta e sim shorts e camisetas para treinos. Para lutas em campeonatos, usa-se apenas shorts. Todos os mestres e professores no mundo, além das associações e federações internacionais, fazem com que seus alunos e filiados usem somente shorts e camisetas para treinar. Agasalhos e calças compridas somente são usadas como uniformes para distinguir equipes de vários países ou ginásios diferentes em competições. Na Tailândia, os lutadores usam apenas shorts para lutar e também para treinar, sem camisetas. Mas no Ocidente, por questões estéticas vestem-se camisetas. Em todas as competições internacion...

Por quê a ponteira da faixa fica para o lado esquerdo?

Ao se comparar a faixa de Jiu-Jitsu com de outras modalidade de artes marciais, percebemos que a faixa da arte suave se distingue por apresentar na extremidade o uso de ponteiras, nas cores, preta nas faixas coloridas, e vermelha ou branca na faixa preta. O intuito dessas ponteiras, ou “tirinhas de pano”, é justamente diferenciar o Jiu Jitsu das outras artes marciais, como por exemplo o judô, que utiliza a faixa lisa. Nas faixas coloridas é usada uma ponteira na cor preta que abriga até quatro graus, servindo basicamente, para o professor controlar o tempo de cada aluno naquela faixa. Ao se tornar um faixa-preta, a ponteira muda para a cor vermelha e continua recebendo graus de acordo com o tempo de graduação, essa tira também pode ser branca, neste caso sem graus sendo utilizada no caso dos competidores. Tradicionalmente, essa tirinha de pano na extremidade da faixa deve ser usada para o lado esquerdo, mas você j á parou para se perguntar o por quê disso? Não existe uma exp...