Pular para o conteúdo principal

COMO IDENTIFICAR UM BOM PROFESSOR DE MUAY THAI E SUAS LEIS BRASILEIRAS.


De acordo com a desembargadora federal Alda Basto, a Lei 9.696/98 não alcança os instrutores de Artes Marciais


O Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4) alega que a atividade em questão (Arte Marcial) compreende as atividades próprias do profissional de educação física, com base no artigo 3º da Lei 9.696/98, e que qualquer treinamento na área de desporto deve ser ministrado por este profissional, e que, nos termos da Resolução CONFEF 45/02, há necessidade de frequência pelo impetrante (Professor de Arte Marcial) a curso de Introdução à Educação Física e Caracterização da Profissão para o exercício profissional.
A desembargadora federal Alda Basto, declarou que a Lei 9.696/98 não alcança os instrutores de Arte Marcial, cuja orientação tem por base a transferência de conhecimento tático e técnico da referida luta e cuja atividade não possui relação com a preparação física do atleta profissional ou amador, como tampouco exige que eles sejam inscritos no Conselho Regional de Educação Física.
“Dessa forma, qualquer ato infralegal no sentido de exigir a frequência a curso de nivelamento como condição para obter registro no indigitado Conselho Profissional para poder exercer sua atividade profissional padece de ilegalidade”, afirmou a desembargadora.
Ela citou ainda precedente do Superior Tribunal de Justiça que diz: “Quanto aos artigos 1º e 3º da Lei 9.696/1998, não se verificam as alegadas violações, porquanto não há neles comando normativo que obrigue a inscrição dos professores e mestres de danças, ioga e artes marciais (karatê, judô, tae-kwon-do, kickboxing, jiu-jitsu, capoeira, entre outras) nos Conselhos de Educação Física, porquanto, à luz do que dispõe o artigo 3º da Lei 9.696/1998, essas atividades não são caracterizadas como próprias dos profissionais de educação física”. (STJ – REsp 1012692/RS). Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-3.

Portanto, como identificar um bom professor de arte marcial, no caso de Muaythai?

01) Pesquise, mas pesquise de verdade, na internet, em Fóruns, com quem já treina e etc.
02) Fuja dos nomes pomposos, “Mestre”, “Grão Mestre”, “Senhor thai”, “Grande Grau Preto” enfim, como dizia Hélio Gracie, faixa serve para segurar as calças e só.
03) Converse com alunos e professores da academia, faça perguntas claras, “como é o treino?”, “Pode me falar sobre o Muaythai”, “conhece alguma fonte de informação na internet ?” 
04) Assista a um treino, simples assim, e repare como o professor conduz a aula, corrige os alunos? É desleixado?
05) Veja se o professor em questão aborda os aspectos da cultura Tailandesa, pois é impossível se treinar Muaythai sem citar certas tradições do país asiático.
Lembre-se, é seu dinheiro em jogo, e como ele não cai de árvore, pesquisar e não ser enganado vale ouro e é um direito seu.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A GRADUAÇÃO DO MUAY THAI

Outro fato polêmico no Brasil é a graduação no Muay Thai. Oficialmente, na Tailândia, não existe nenhuma graduação para o Muay Thai, não existem faixas como no Karatê, Judô, Taekwondo, etc. Na Tailândia simplesmente existem os lutadores que lutam nas categorias amador e profissional, sem importar sua graduação. A única coisa que realmente conta é a experiência do lutador. Eu mesmo já ví varias pessoas dizendo o seguinte: "Eu sou faixa-preta de boxe tailandês" ou "Eu tenho um amigo que é faixa-preta de Muay Thai". Isso é uma coisa que não existe, ninguém é faixa-preta de Muay Thai. O Muay Thai não usa faixas na cintura. Se você ouvir uma coisa parecida, pode ter certeza que tem alguma coisa errada e não se trata do verdadeiro Muay Thai. Aliás, uma outra curiosidade, na Tailândia as categorias amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de 10 ou 12 anos já são lutadores profissionais, pois recebem dinheiro para lutar. A cat...

VESTIMENTAS DO MUAY THAI

Muitas pessoas perguntam quais são as roupas adequadas para a prática de artes marciais como o muay thai. Dá pra treinar de calça? Precisa todos os equipamentos para treinar? E as proteções? Então vamos falar das vestimentas do muay thai: Os lutadores de Muay Thai por todo o mundo, somente vestem tradicionalmente, para treinar e lutar, shorts. Não se utiliza qualquer outra vestimenta e sim shorts e camisetas para treinos. Para lutas em campeonatos, usa-se apenas shorts. Todos os mestres e professores no mundo, além das associações e federações internacionais, fazem com que seus alunos e filiados usem somente shorts e camisetas para treinar. Agasalhos e calças compridas somente são usadas como uniformes para distinguir equipes de vários países ou ginásios diferentes em competições. Na Tailândia, os lutadores usam apenas shorts para lutar e também para treinar, sem camisetas. Mas no Ocidente, por questões estéticas vestem-se camisetas. Em todas as competições internacion...

Por quê a ponteira da faixa fica para o lado esquerdo?

Ao se comparar a faixa de Jiu-Jitsu com de outras modalidade de artes marciais, percebemos que a faixa da arte suave se distingue por apresentar na extremidade o uso de ponteiras, nas cores, preta nas faixas coloridas, e vermelha ou branca na faixa preta. O intuito dessas ponteiras, ou “tirinhas de pano”, é justamente diferenciar o Jiu Jitsu das outras artes marciais, como por exemplo o judô, que utiliza a faixa lisa. Nas faixas coloridas é usada uma ponteira na cor preta que abriga até quatro graus, servindo basicamente, para o professor controlar o tempo de cada aluno naquela faixa. Ao se tornar um faixa-preta, a ponteira muda para a cor vermelha e continua recebendo graus de acordo com o tempo de graduação, essa tira também pode ser branca, neste caso sem graus sendo utilizada no caso dos competidores. Tradicionalmente, essa tirinha de pano na extremidade da faixa deve ser usada para o lado esquerdo, mas você j á parou para se perguntar o por quê disso? Não existe uma exp...