Pular para o conteúdo principal

MITOS SOBRE CALEJAMENTO



Um dos maiores mitos apresentados nas Artes Marciais é o chamado “calejamento”, famoso em filmes sobre Artes Marciais dos Anos 1980 e agora também popular em centenas de vídeos no YouTube, “ensinando” como se faz, mas você já consultou um profissional da área médica sobre o assunto?


O osso está entre as estruturas mais rígidas do corpo humano e é um dos tecidos mais metabólicos e dinâmicos que se mantém ativo durante toda a vida.
Tecido altamente vascularizado, o osso tem excelente capacidade de se autorregenerar, podendo alterar suas
propriedades e configurações geométricas em resposta às mudanças na demanda mecânica.
Por exemplo, mudanças na forma do osso após a consolidação de fraturas ou microfraturas, esta ultima, presente na técnica de “calejamento ósseo” utilizada nas aulas de Artes Marciais.
A Técnica que impõem elevada carga na estrutura óssea atingindo a região plástica do tecido, ou seja, deformações ósseas irreversíveis representadas por microfraturas com consequente calejamento ósseo, técnica altamente dolorosas, tornando o osso cortical (compacto) com maior espessura após a troca por osso lamelar (maduro).
Mas a questão é a seguinte: O osso fica realmente mais rígido (forte)? Sim, devido a grande deposição de cálcio no local, mas isso não quer dizer que ele aguente cargas mais elevadas. Por quê?
As propriedades mecânicas diferem nos dois tipos de tecidos ósseos. O osso cortical é mais rígido que o osso esponjoso, sustenta maior estresse, porém menos deformação antes da falha.
Quanto mais rígido a estrutura óssea, menor a curva de região plástica, menor sua capacidade de deformação, ou seja, o ponto de falha final se antecipa, acarretando em uma fratura óssea completa (exposta ou não).


Se a carga exceder o limite, a estrutura exibirá um comportamento plástico, ou seja, a estrutura se deformou e não mais retornará a sua dimensão original, adquirindo a microfratura óssea, respondendo com processo inflamatório local e edema, conhecido como calo ósseo.
Se a carga for progressivamente aumentada, a estrutura falhará e o osso será fraturado (Quebra).
O osso esponjoso (menos rígido) pode sustentar cargas de até 50% de deformação antes de falhar (fraturar) enquanto o osso cortical (mais rígido) cede e fratura quando a deformação excede de 1,5 a 2% Devido à estrutura porosa, o osso esponjoso possui grande capacidade de acumular energia antes de fraturar, é aproximadamente 25% menos denso, 5 a 10% menos rígido e cinco vezes mais flexível do que o osso cortical.
Portanto, o calejamento ósseo não deve ser utilizado como modalidade de “fortalecer os ossos” nas aulas de Artes Marciais.
Os riscos de fraturas completas dos ossos corticais aumentam significativamente após esta técnica, tornando o osso menos flexível.
Para a prática correta do Muaythai deve-se treinar apenas em sacos de pancada e aparadores, longe de cabos de
vassouras, pneus, ou qualquer material rígido.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A GRADUAÇÃO DO MUAY THAI

Outro fato polêmico no Brasil é a graduação no Muay Thai. Oficialmente, na Tailândia, não existe nenhuma graduação para o Muay Thai, não existem faixas como no Karatê, Judô, Taekwondo, etc. Na Tailândia simplesmente existem os lutadores que lutam nas categorias amador e profissional, sem importar sua graduação. A única coisa que realmente conta é a experiência do lutador. Eu mesmo já ví varias pessoas dizendo o seguinte: "Eu sou faixa-preta de boxe tailandês" ou "Eu tenho um amigo que é faixa-preta de Muay Thai". Isso é uma coisa que não existe, ninguém é faixa-preta de Muay Thai. O Muay Thai não usa faixas na cintura. Se você ouvir uma coisa parecida, pode ter certeza que tem alguma coisa errada e não se trata do verdadeiro Muay Thai. Aliás, uma outra curiosidade, na Tailândia as categorias amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de 10 ou 12 anos já são lutadores profissionais, pois recebem dinheiro para lutar. A cat

VESTIMENTAS DO MUAY THAI

Muitas pessoas perguntam quais são as roupas adequadas para a prática de artes marciais como o muay thai. Dá pra treinar de calça? Precisa todos os equipamentos para treinar? E as proteções? Então vamos falar das vestimentas do muay thai: Os lutadores de Muay Thai por todo o mundo, somente vestem tradicionalmente, para treinar e lutar, shorts. Não se utiliza qualquer outra vestimenta e sim shorts e camisetas para treinos. Para lutas em campeonatos, usa-se apenas shorts. Todos os mestres e professores no mundo, além das associações e federações internacionais, fazem com que seus alunos e filiados usem somente shorts e camisetas para treinar. Agasalhos e calças compridas somente são usadas como uniformes para distinguir equipes de vários países ou ginásios diferentes em competições. Na Tailândia, os lutadores usam apenas shorts para lutar e também para treinar, sem camisetas. Mas no Ocidente, por questões estéticas vestem-se camisetas. Em todas as competições internacion

10 super dicas de livro que todo lutador deve ler

APROVEITANDO QUE AS ACADEMIAS ESTÃO FECHADAS, E NÃO PODEMOS DAR O LUXO DE FICAR PARADO, DEIXO AQUI UMAS DICAS PARA EXERCITAR O CÉREBRO Entendo que muitas pessoas gostam de ler e outras não, mas fato é que ao ponto que pratica a leitura você cria o hábito e isso se torna cada vez mais prazeroso. Sendo a leitura uma forma de expandir seus conhecimentos e criar meios de ter autoconfiança, autocontrole, resiliência e por ai vai, ou seja gerar Inteligência Emocional. Como descrevo no livro Segredos da Alta Performance onde sou Co- Autor, eu falo sobre a Tríade da Alta Performance, e a importância que o exercício da mente tem sobre a parte técnica e física. Sendo assim aconselho escolher livros que sejam do seu agrado e benéficos para seu desenvolvimento intelectual. Caso esteja pensando em opções vou listar os 5 Livros que Todo Atleta deve Ler logo abaixo. 1# A ARTE DA GUERRA É um livro teoricamente curto para ler contendo 130 páginas e 13 capítulos. Os ensinamentos c