Pular para o conteúdo principal

O QUE AS ARTES MARCIAIS ENSINAM




Arte marcial ensina disciplina e respeito para vida

Ao contrário do que muita gente pensa, a arte marcial constrói o desenvolvimento psicossocial e os valores aplicados são levados a sério pelos alunos



Entrar em forma, fazer amizades, desenvolver o autocontrole e a disciplina, extravasar as tensões. Quem pratica uma arte marcial busca bem mais do que aperfeiçoar-se na defesa pessoal. O próprio termo “marcial” mostra que as lutas – como judô, muay thai, karatê, taekwondo, aikidô, jiu-jítsu e a brasileiríssima capoeira – têm referências no treinamento militar, que envolve disciplina e autocontrole físico e emocional. “Não existe arte marcial sem respeito pelo ambiente, sem a valorização do adversário. Desde cedo as crianças aprendem a respeitarem o colega de treino, a não se atrasar e o dever de manter o material sempre limpo”, explica o empresário Paulo Victor  ceo da marca Lei Única Fight .

Por isso, ao contrário do que muita gente pensa, a arte marcial constrói o desenvolvimento psicossocial. Os valores aplicados são levados a sério pelos alunos, pois a hierarquia das artes marciais precisa ser respeitada e no muay thai isso é efetivo e evidente. “Com as artes marciais, você aprende a ter disciplina interna e o professor é a grande referência na vida de cada aluno em especial. É ele quem influencia de forma direta na vida de cada atleta. Nosso comportamento na vida pessoal também é um espelho do nosso comportamento nos treinos e dos ensinamentos”.

Além da construção de uma auto-imagem positiva, da convivência social, Paulo Victor menciona ainda outros benefícios diretos das lutas marciais. Preceitos como ‘esforçar-se para o aprimoramento do caráter’, ‘seguir o caminho da verdade’ e ‘reprimir a coragem insensata’, contribuem para gerar atitudes melhores diante da vida. “Um professor considera-se bem-sucedido quando seu aluno consegue transferir a superação da área de treinamento para a própria vida”, complementa.

Corpo e Mente saudável
Com filosofias em que o corpo, a mente e o espírito evoluem juntos, as artes marciais são conhecidas por promover inúmeras “melhorias” em seus praticantes – uma delas, certamente, é o desenvolvimento físico.

Mas a parte física é só a ponta do iceberg. A especialista em treinamento funcional e reabilitação, Nutricionista Vanessa Farias, explica que as artes marciais proporcionam inúmeros benefícios, tanto para as habilidades motoras como para as habilidades cognitivas. Além disso, tem a capacidade de promover a socialização. “Por serem atividades de média e alta intensidade elas proporcionam muitos benefícios, pois há um ganho significativo de força, velocidade, coordenação e agilidade. As artes marciais também ajudam a trabalhar a concentração e memória, tudo isso fruto de disciplina e rotina”.

Ao praticar os golpes em cada modalidade e grau de dificuldade, se aprende o caminho da não-violência. “Treina-se o autocontrole e, por isso, diante de uma situação incômoda, agressiva, o lutador aprende a evitar confusão, pegar suas coisas e ir embora”, Vanessa Farias.

 

OS BENEFÍCIOS

O Muay Thai como toda prática esportiva traz diversos benefícios ao organismo, vamos listar alguns deles:

1. O Muay Thai ensina Disciplina e Comprometimento

Por ser uma prática que precisa de uma evolução do aluno é preciso disciplina e comprometimento. Para aprender a lutar é preciso de algum tempo e também de muito treino.

2. O Muay Thai estimula Autoconfiança e a Autoestima

Por ser uma arte marcial difícil e que precisa de muita resistência e de coragem, o aluno que começa a evoluir na prática vai ganhando cada vez mais autoconfiança em suas habilidades e também autoestima por se sentir capaz de realizar movimentos difíceis e precisos.

3. O Muay Thai elimina massa gorda e aumenta massa magra

Um dos fatos de ser o grande preferido das famosas é pelo fato que ao longo dos meses de prática, é possível ver uma mudança considerável nas porcentagens tanto de massa gorda como de massa magra, o que resulta em um corpo forte e enxuto.

4. O Muay Thai ajuda a dar condicionamento físico

Mesmo que o aluno não queria lutar em competição, o muay thai é uma prática que traz um excelente condicionamento físico, o qual poderá ajudar em outras práticas.

5. O Muay Thai ajuda a sair da rotina e conhecer mais pessoas

Por ser uma prática que pode ser praticada em grupo, é uma boa forma de se expor a algo novo e também para conhecer outras pessoas.

6. O Muay Thai aumenta a disposição física e os níveis de energia

Com um corpo mais ativo, os níveis de cansaços são diminuídos e o aluno vai se sentir mais bem disposto tanto para a prática como para as outras atividades do seu dia a dia.

7. O Muay Thai reduz o estresse

Por ser uma luta de confronto, todos os sentimentos negativos acomulados podem ser eliminados através dos movimentos, o que ajuda a combater o estresse e a liberar também os hormônios de relaxamento.

8. O Muay Thai aumenta a concentração

Por ser uma prática que exige que a pessoa esteja 100% focada no momento presente, o aluno consegue se desligar das distrações e ser mais focado no que importa em cada momento.

9. O Muay Thai ajuda na coordenação motora

Por combinar movimentos em explosão e que exigem uma resposta rápida, a prática ajuda a aumentar a coordenação motora, na qual o aluno vai se tornar mais alerta de seu corpo e de seu espaço.

10. O Muay Thai aumenta a flexibilidade

Devido aos movimentos e aos golpes realizados pelo muay thai, ele garante uma alta flexibilidade e também diminui a possibilidade de lesões musculares por deixar os músculos mais “maleáveis”.


PRODUTOS LEI ÚNICA FIGHT www.leiunicashop.com.br SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS para não perder nenhum conteúdo. ➤ facebook

instagram

QUER FALAR COMIGO DIRETAMENTE?

INBOX: Paulo Victor : 021 99424-6190 ENTRE NO MEU CANAL DE CONTEÚDO NO whatsapp : CLIQUE AQUI

ONDE FAZER UNIFORME PERSONALIZADO PARA LUTADORES 👇🏻



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A GRADUAÇÃO DO MUAY THAI

Outro fato polêmico no Brasil é a graduação no Muay Thai. Oficialmente, na Tailândia, não existe nenhuma graduação para o Muay Thai, não existem faixas como no Karatê, Judô, Taekwondo, etc. Na Tailândia simplesmente existem os lutadores que lutam nas categorias amador e profissional, sem importar sua graduação. A única coisa que realmente conta é a experiência do lutador. Eu mesmo já ví varias pessoas dizendo o seguinte: "Eu sou faixa-preta de boxe tailandês" ou "Eu tenho um amigo que é faixa-preta de Muay Thai". Isso é uma coisa que não existe, ninguém é faixa-preta de Muay Thai. O Muay Thai não usa faixas na cintura. Se você ouvir uma coisa parecida, pode ter certeza que tem alguma coisa errada e não se trata do verdadeiro Muay Thai. Aliás, uma outra curiosidade, na Tailândia as categorias amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de 10 ou 12 anos já são lutadores profissionais, pois recebem dinheiro para lutar. A cat...

VESTIMENTAS DO MUAY THAI

Muitas pessoas perguntam quais são as roupas adequadas para a prática de artes marciais como o muay thai. Dá pra treinar de calça? Precisa todos os equipamentos para treinar? E as proteções? Então vamos falar das vestimentas do muay thai: Os lutadores de Muay Thai por todo o mundo, somente vestem tradicionalmente, para treinar e lutar, shorts. Não se utiliza qualquer outra vestimenta e sim shorts e camisetas para treinos. Para lutas em campeonatos, usa-se apenas shorts. Todos os mestres e professores no mundo, além das associações e federações internacionais, fazem com que seus alunos e filiados usem somente shorts e camisetas para treinar. Agasalhos e calças compridas somente são usadas como uniformes para distinguir equipes de vários países ou ginásios diferentes em competições. Na Tailândia, os lutadores usam apenas shorts para lutar e também para treinar, sem camisetas. Mas no Ocidente, por questões estéticas vestem-se camisetas. Em todas as competições internacion...

Por quê a ponteira da faixa fica para o lado esquerdo?

Ao se comparar a faixa de Jiu-Jitsu com de outras modalidade de artes marciais, percebemos que a faixa da arte suave se distingue por apresentar na extremidade o uso de ponteiras, nas cores, preta nas faixas coloridas, e vermelha ou branca na faixa preta. O intuito dessas ponteiras, ou “tirinhas de pano”, é justamente diferenciar o Jiu Jitsu das outras artes marciais, como por exemplo o judô, que utiliza a faixa lisa. Nas faixas coloridas é usada uma ponteira na cor preta que abriga até quatro graus, servindo basicamente, para o professor controlar o tempo de cada aluno naquela faixa. Ao se tornar um faixa-preta, a ponteira muda para a cor vermelha e continua recebendo graus de acordo com o tempo de graduação, essa tira também pode ser branca, neste caso sem graus sendo utilizada no caso dos competidores. Tradicionalmente, essa tirinha de pano na extremidade da faixa deve ser usada para o lado esquerdo, mas você j á parou para se perguntar o por quê disso? Não existe uma exp...