Pular para o conteúdo principal

A VERDADEIRA HISTORIA DO JIU-JITSU

 



Quanto à origem do Jiu Jitsu, não há um consenso entre historiadores. A versão mais difundida entre o meio, é a de que o Jiu Jitsu teve origem no Japão. Uma outra versão, muito mais complexa, diz que o Jiu Jitso surgiu na Índia, onde era praticado por monges budistas. Segundo essa versão, o Jiu Jitsu foi levado então para a China, e depois para o Japão, por intermédio da expansão do próprio budismo. A terceira versão defende que o Jiu Jitso originou-se na China.

Já a origem do Jiu Jitso no Brasil não é motivo de desacordo. O Jiu Jitso foi trazido ao Brasil em 1915, pelo japonês Esai Maeda Koma, ou, como ficou conhecido, Conde Koma.






Em 1916, esse japonês conheceu Gastão Gracie, que se tornou um entusiasta do jiu-jitsu. Gastão, então, levou o mais velho de seus oito filhos, Carlos Gracie, então com 15 anos, para aprender a arte com o japonês.

Assumiu a profissão de lutador e professor de Jiu Jitsu, e, aos 19 anos mudou-se com a família para o Rio de Janeiro. Após algumas viagens para São Paulo e Minas Gerais, onde foi ministrar aulas e participar de algumas lutas, voltou ao Rio em 1925, e abriu a primeira Academia Gracie de Jiu-Jitsu, com seus irmãos Gastão e Oswaldo como assessores.





Os Gracie aprimoraram as técnicas do Jiu Jitsu, sendo que, a maior diferença para o Jiu Jitsu tradicional, é o fato de que os japoneses privilegiam as quedas, enquanto a técnica dos Gracie privilegia as lutas no chão.

Atualmente, o Jiu Jitsu brasileiro é mais difundido que o original japonês, sendo inclusive, exportado para o Japão e para todo o resto do mundo.



Fontes
Confederação Brasileira de Jiu Jitsu. Acessado em 30 de mar. de 2008. Disponível em: http://www.cbjj.com.br/


QUER UNIFORMIZAR SUA EQUIPE COM CONFORTO E QUALIDADE?
E O MELHOR DE TUDO.. COM O MELHOR PREÇO DO MERCADO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A GRADUAÇÃO DO MUAY THAI

Outro fato polêmico no Brasil é a graduação no Muay Thai. Oficialmente, na Tailândia, não existe nenhuma graduação para o Muay Thai, não existem faixas como no Karatê, Judô, Taekwondo, etc. Na Tailândia simplesmente existem os lutadores que lutam nas categorias amador e profissional, sem importar sua graduação. A única coisa que realmente conta é a experiência do lutador. Eu mesmo já ví varias pessoas dizendo o seguinte: "Eu sou faixa-preta de boxe tailandês" ou "Eu tenho um amigo que é faixa-preta de Muay Thai". Isso é uma coisa que não existe, ninguém é faixa-preta de Muay Thai. O Muay Thai não usa faixas na cintura. Se você ouvir uma coisa parecida, pode ter certeza que tem alguma coisa errada e não se trata do verdadeiro Muay Thai. Aliás, uma outra curiosidade, na Tailândia as categorias amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de 10 ou 12 anos já são lutadores profissionais, pois recebem dinheiro para lutar. A cat

VESTIMENTAS DO MUAY THAI

Muitas pessoas perguntam quais são as roupas adequadas para a prática de artes marciais como o muay thai. Dá pra treinar de calça? Precisa todos os equipamentos para treinar? E as proteções? Então vamos falar das vestimentas do muay thai: Os lutadores de Muay Thai por todo o mundo, somente vestem tradicionalmente, para treinar e lutar, shorts. Não se utiliza qualquer outra vestimenta e sim shorts e camisetas para treinos. Para lutas em campeonatos, usa-se apenas shorts. Todos os mestres e professores no mundo, além das associações e federações internacionais, fazem com que seus alunos e filiados usem somente shorts e camisetas para treinar. Agasalhos e calças compridas somente são usadas como uniformes para distinguir equipes de vários países ou ginásios diferentes em competições. Na Tailândia, os lutadores usam apenas shorts para lutar e também para treinar, sem camisetas. Mas no Ocidente, por questões estéticas vestem-se camisetas. Em todas as competições internacion

10 super dicas de livro que todo lutador deve ler

APROVEITANDO QUE AS ACADEMIAS ESTÃO FECHADAS, E NÃO PODEMOS DAR O LUXO DE FICAR PARADO, DEIXO AQUI UMAS DICAS PARA EXERCITAR O CÉREBRO Entendo que muitas pessoas gostam de ler e outras não, mas fato é que ao ponto que pratica a leitura você cria o hábito e isso se torna cada vez mais prazeroso. Sendo a leitura uma forma de expandir seus conhecimentos e criar meios de ter autoconfiança, autocontrole, resiliência e por ai vai, ou seja gerar Inteligência Emocional. Como descrevo no livro Segredos da Alta Performance onde sou Co- Autor, eu falo sobre a Tríade da Alta Performance, e a importância que o exercício da mente tem sobre a parte técnica e física. Sendo assim aconselho escolher livros que sejam do seu agrado e benéficos para seu desenvolvimento intelectual. Caso esteja pensando em opções vou listar os 5 Livros que Todo Atleta deve Ler logo abaixo. 1# A ARTE DA GUERRA É um livro teoricamente curto para ler contendo 130 páginas e 13 capítulos. Os ensinamentos c