Pular para o conteúdo principal

Muay Thai ou Muaythai. Qual a forma correta?

Existe forma correta de escrever Muay Thai?

Muay thai, Muaythai e Muay-Thai. Sim, existe uma forma correta, ou melhor, uma forma indicada de escrita. Ainda hoje é bem comum encontrar ambas as formas escritas, ou mesmo a versão com hífen. Mas antes de explicar sobre grafia, vamos falar de tradução.

Abaixo você lê em tailandês a palavra: muaythai. De forma simples, a palavra “muay” significa: Lutar e a palavra “thai” refere-se ao povo tailandês. Sendo assim, muaythai quer dizer “luta tailandesa” ou mesmo “boxe tailandês”.

Entretanto, devemos lembrar que o alfabeto Thai é completamente diferente do nosso. Portanto traduções nunca serão exatas, tão pouco definitivas.

Mas definições como luta das 8 armas, luta dos livres etc são apenas títulos criados para o esporte e não traduções da palavra. Quer usar? Ok, porém não diga que é a tradução, pois não é.


         Olimpíadas Muay thai e Problemas! 



O Governo tailandês entrou com o pedido para tornar a arte marcial um esporte olímpico. Em 2016 foi decidido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) que o esporte teria caráter provisório. Isso é, por três anos ele será avaliado, e caso seja efetivado, nos Jogos de 2020 no Japão ele se tornará um esporte de apresentação.

Mas vamos com calma, a premissa parece boa, mas não é bem assim. Atualmente temos vários esportes de combate nas Olimpíadas; Judo, Tae-Kwon-Do, Grego-Romano, Boxe e o Japão irá incluir o Karatê.

O COI não quer transformar os Jogos Olímpicos em um The King Of Fighters. A razão é simples, a violência do esporte não é boa para a audiência. O público que assiste aos jogos são basicamente famílias, e um nariz sangrando após um golpe no rosto não é considerado boa publicidade. Babaquice? Sim, concordo, mas o público médio irá reclamar muito.

O Muaythai Amador é uma saída e um problema


Há uma regra simples dentro do COI, o esporte em questão não pode conter o nome de seu país. A única grande exceção é a Grego-Romana, que está desde o inicio dos jogos modernos. Sendo assim a grafia muay thai deixa claro que o esporte é a luta da Tailândia, e por regra não é autorizado. Qual a solução? Criar uma grafia única.

Sendo assim ficou recomendado o uso da grafia Muaythai, tudo junto mesmo, para dar ideia do esporte e não do país. Inteligente, não?

A partir dessa decisão, criou-se um outro problema; como tornar o esporte menos violento, e atrativo para os Jogos de forma comercial. Nesse momento entra a IFMA (Federação Internacional de Muaythai Amador). É importante lembrar que filmes, séries e mesmo novelas com teor violento possuem classificação +16. Os Jogos Olímpicos é livre para todas as idades, entendeu o problema?

Uma solução apresentada foi justamente trabalhar com o esporte em seu caráter Amador. Isto não quer dizer lutadores iniciantes, muito pelo contrário. A IFMA trabalha com classes/categorias, e atletas de elite fazem parte dos eventos. A questão aqui é o uso de proteção nas lutas. Em todas as categorias e Classes, o uso é obrigatório.


Por um lado, pode ser excelente, o Muaythai terá uma exposição nunca antes vista para o mundo, por outro lado,  o Muaythai Amador não é Muaythai Profissional. Ele não possui nenhuma ligação com cinturões mundiais (WBC – WMC – WPMF – Estádios Tailandeses). Ele é outro esporte, com outras regras que utiliza graduação fiscalizada pela IFMA, e com nada se assemelha ao Muaythai Profissional.

Brasil Arte Marcial e o jeitinho nacional

Atualmente há diversas organizações de muaythai na Tailândia, muitas trabalham com graduações, diplomas e certificados. Estamos falando de muito dinheiro envolvido, se um gringo quer um certificado de Grão Mestre do Mongkon Dourado e irá pagar uma boa grana por isso, ele terá.

Entenda, picareta é mato em qualquer lugar no mundo. A preocupação que fica é simples, quantas academias de Muaythai Olímpico irão surgir em cada esquina? Sendo que muitas pessoas entrarão nessa com algum sonho, mas na realidade elas não farão parte de nada. A IFMA é um órgão sério,  mas estamos no Brasil, é fácil imprimir um certificado de Muaythai Olímpico.

Outro fato, alguns poucos anos atrás era simples ir à Tailândia tirar umas fotos, pegar um cinturão de papelão e chegar no Brasil se chamando ‘campeão mundial’. Hoje a história é outra. Não há problema algum em lutar Amador, usar proteções, não se machucar e ser campeão de uma organização. Mas você não é campeão mundial profissional e está anos-luz de pisar em um Estádio de verdade.

E sinto muito, mas sua graduação tem valor apenas dentro da entidade que você pagou para te-la. não me leve a mal, mas você não pode se auto-intitular ‘mestre’ se não sabe o que foi o período Sukhothai ou o Chupasart e sua imensa importância para o muaythai. Você não é ‘mestre’ se não entende o valor cultura e histórico do Phuang Malai e Mongkon.

Muaythai é uma Arte. E que não se torne um bate-bate em cima do ringue.


FONTE: ACERVO THAI 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A GRADUAÇÃO DO MUAY THAI

Outro fato polêmico no Brasil é a graduação no Muay Thai. Oficialmente, na Tailândia, não existe nenhuma graduação para o Muay Thai, não existem faixas como no Karatê, Judô, Taekwondo, etc. Na Tailândia simplesmente existem os lutadores que lutam nas categorias amador e profissional, sem importar sua graduação. A única coisa que realmente conta é a experiência do lutador. Eu mesmo já ví varias pessoas dizendo o seguinte: "Eu sou faixa-preta de boxe tailandês" ou "Eu tenho um amigo que é faixa-preta de Muay Thai". Isso é uma coisa que não existe, ninguém é faixa-preta de Muay Thai. O Muay Thai não usa faixas na cintura. Se você ouvir uma coisa parecida, pode ter certeza que tem alguma coisa errada e não se trata do verdadeiro Muay Thai. Aliás, uma outra curiosidade, na Tailândia as categorias amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de 10 ou 12 anos já são lutadores profissionais, pois recebem dinheiro para lutar. A cat...

VESTIMENTAS DO MUAY THAI

Muitas pessoas perguntam quais são as roupas adequadas para a prática de artes marciais como o muay thai. Dá pra treinar de calça? Precisa todos os equipamentos para treinar? E as proteções? Então vamos falar das vestimentas do muay thai: Os lutadores de Muay Thai por todo o mundo, somente vestem tradicionalmente, para treinar e lutar, shorts. Não se utiliza qualquer outra vestimenta e sim shorts e camisetas para treinos. Para lutas em campeonatos, usa-se apenas shorts. Todos os mestres e professores no mundo, além das associações e federações internacionais, fazem com que seus alunos e filiados usem somente shorts e camisetas para treinar. Agasalhos e calças compridas somente são usadas como uniformes para distinguir equipes de vários países ou ginásios diferentes em competições. Na Tailândia, os lutadores usam apenas shorts para lutar e também para treinar, sem camisetas. Mas no Ocidente, por questões estéticas vestem-se camisetas. Em todas as competições internacion...

Por quê a ponteira da faixa fica para o lado esquerdo?

Ao se comparar a faixa de Jiu-Jitsu com de outras modalidade de artes marciais, percebemos que a faixa da arte suave se distingue por apresentar na extremidade o uso de ponteiras, nas cores, preta nas faixas coloridas, e vermelha ou branca na faixa preta. O intuito dessas ponteiras, ou “tirinhas de pano”, é justamente diferenciar o Jiu Jitsu das outras artes marciais, como por exemplo o judô, que utiliza a faixa lisa. Nas faixas coloridas é usada uma ponteira na cor preta que abriga até quatro graus, servindo basicamente, para o professor controlar o tempo de cada aluno naquela faixa. Ao se tornar um faixa-preta, a ponteira muda para a cor vermelha e continua recebendo graus de acordo com o tempo de graduação, essa tira também pode ser branca, neste caso sem graus sendo utilizada no caso dos competidores. Tradicionalmente, essa tirinha de pano na extremidade da faixa deve ser usada para o lado esquerdo, mas você j á parou para se perguntar o por quê disso? Não existe uma exp...